Entretenimento

3 Métodos para Revolucionar seus Estudos

Estudar pode ser uma tarefa desafiadora para muitos, especialmente quando enfrentamos dificuldades como desorganização no estudo, falta de foco, dificuldades com determinadas matérias ou assuntos e outros fatores que podem impactar o rendimento acadêmico. Pensando nisso, preparamos este artigo com 3 métodos infalíveis para revolucionar seus estudos e alcançar o sucesso acadêmico desejado, confira 3 métodos para revolucionar seus estudos.

Anúncios

A desorganização pode ser um grande obstáculo para o sucesso acadêmico, pois dificulta o gerenciamento do tempo, o acesso a informações relevantes e a capacidade de se concentrar durante as aulas e os momentos de estudo. Além disso, a falta de foco pode prejudicar a compreensão dos assuntos e a retenção da informação, resultando em baixo rendimento nas avaliações e provas.

No entanto, é possível superar essas dificuldades com algumas estratégias eficazes. Estabelecer horários fixos para estudo, criar um ambiente adequado e livre de distrações, utilizar técnicas de leitura e anotação eficientes são medidas essenciais para melhorar a organização e a produtividade nos estudos. Além disso, recorrer a métodos de estudos comprovadamente eficazes pode ser a chave para o desenvolvimento de sua produtividade e aprimoramento do aprendizado.

Principais Métodos de estudos

Os métodos de estudo são técnicas e estratégias utilizadas para ajudar a aprender e compreender melhor os assuntos. Eles visam aumentar a eficiência do estudo, ajudando na melhor gestão do tempo disponível, na retenção da informação, na memorização, foco e concentração.

Anúncios

Relacionamos, portanto, os principais métodos de estudo para uma aprendizagem muito mais proveitosa. Entenda cada um e veja qual se adapta mais com você!

Método Pomodoro 

O método Pomodoro é uma técnica de gestão do tempo de estudo altamente eficaz, qualquer pessoa que deseje aumentar a produtividade e melhorar a qualidade do estudo pode utilizá-la. O método foi criado por Francesco Cirillo, no final da década de 1980, e desde então tem sido usado por milhões de pessoas em todo o mundo.

A técnica consiste em dividir o tempo de estudo em sessões curtas, geralmente de 25 minutos, seguidas por pequenos intervalos de descanso. Cada sessão é conhecida como “pomodoro” e é seguida por um intervalo de descanso de 5 a 10 minutos. Depois de 4 ou 5 pomodoros, recomenda-se uma pausa mais longa de 15 a 30 minutos. 

Seu objetivo é aumentar a produtividade, combater a procrastinação e melhorar a qualidade do estudo. Ele ajuda a manter o foco, evitando a distração, e permite uma melhor gestão do tempo, o que é importante para alcançar metas acadêmicas ou profissionais.

Anúncios

Estudos Mnemônicos

A técnica de estudo mnemônico é uma estratégia que visa ajudar o indivíduo a se lembrar de informações de maneira mais eficaz e rápida. Ela baseia-se na criação de associações entre as informações a serem aprendidas e outros estímulos, como imagens, frases, rimas ou acrônimos. Dessa forma, é possível retê-las na memória por mais tempo.

Pessoas de todas as idades e níveis de escolaridade, pode utilizar esta técnica de estudos, desde crianças que estão aprendendo a ler até adultos que estão estudando para uma prova ou concurso. Ela é especialmente útil para aqueles que precisam decorar informações como data, conceitos, fórmulas ou regras gramaticais.

Por exemplo, para se lembrar de uma lista de nomes de países, uma pessoa pode criar uma frase com as letras iniciais dos nomes dos países, como “Joana Visitou Portugal, Itália e Espanha”. Dessa forma, ela pode se lembrar facilmente dos nomes dos países decorados.

Além disso, utiliza-s a técnica de estudo mnemônico para melhorar, também, a concentração e a motivação durante o estudo. A criação de associações criativas e divertidas pode tornar o processo de aprendizagem mais prazeroso e engraçado, o que ajuda a manter o interesse e a motivação por mais tempo.

Método de estudo Robinson (EPL2R)

A sigla EPL2R do Método de Estudo Robinson significa “Encounter, Process, Link, Review, Repeat”. Em tradução livre para o português, significa “Encontro, Processo, Ligação, Revisão, Repetição”.

Esta sigla representa os cinco passos do método:

  • Encounter: encontrar o material de estudo e ler atentamente.
  • Process: processar as informações lidas e criar uma história que as relacione.
  • Link: ligar a história criada a informações previamente conhecidas.
  • Review: revisar a história várias vezes para fixar as informações na memória.
  • Repeat: repetir os passos regularmente para manter as informações frescas na memória de longo prazo.

Portanto, o EPL2R funciona da seguinte maneira: o estudante lê o material de estudo e, em seguida, cria uma pequena história que relaciona as informações lidas. A história pode ser tão criativa quanto o estudante quiser, desde que ela ajude a lembrar das informações. Em seguida, o estudante revê a história várias vezes, a fim de fixar a informação na memória de longo prazo.

Além de ajudar na memorização de informações, o EPL2R também ajuda a melhorar a criatividade e a capacidade de pensar de forma mais lógica e sistemática. Isso porque a criação da história exige que o estudante relacione as informações e as organize de maneira coerente.

Jéssica Eduarda

Com um olhar perspicaz para identificar as histórias mais relevantes e interessantes, Jéssica está sempre um passo à frente, oferecendo aos seus leitores uma visão clara e concisa dos acontecimentos atuais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *