Entretenimento

Arquétipos: O Que São e Como Usar

Há algum tempo, vem ganhando espaço nas discussões online o tema dos arquétipos. Talvez você já tenha ouvido falar sobre essa prática, que tem como propósito guiar as pessoas rumo ao autoconhecimento e ser uma chave para o desenvolvimento pessoal. Seja você um entusiasta das técnicas esotéricas ou alguém que nunca tenha ouvido falar sobre o assunto, é importante compreender o que são os arquétipos e como utilizá-los em sua jornada. Por isso, confira Arquétipos: o que são e como usar.

Anúncios

Os arquétipos podem ser definidos como padrões universais de comportamento, símbolos ou imagens que estão presentes no inconsciente coletivo. Assim, eles representam aspectos e características fundamentais da experiência humana, abrangendo tanto a natureza individual quanto a coletiva. E dessa maneira, ao explorar os arquétipos, é possível acessar diferentes facetas da personalidade e compreender melhor a complexidade do ser humano.

Ao utilizar os arquétipos, é importante conhecer os diversos aspectos que envolvem essa prática. Você pode aprender sobre o processo de escolha de um arquétipo que ressoe com sua jornada pessoal, entender como aplicá-lo em sua vida cotidiana e explorar os conceitos de lado luz e lado sombra. Esses conhecimentos lhe permitirão uma compreensão mais profunda de si mesmo e das dinâmicas que influenciam suas ações e escolhas.

Afinal, o que são arquétipos?

Os arquétipos são símbolos, geralmente apresentados em imagens, que carregam um determinado significado. Eles têm a intenção de provocar, consciente ou inconscientemente, sentimentos e emoções em  quem os visualiza. A imagem constantemente observada, acaba por estimular os neurotransmissores, fazendo com que estes sentimentos e emoções tomem forma, influenciando na maneira como guiamos e enxergamos nossas vidas. Assim, o indivíduo tende a moldar a sua personalidade e costumes de acordo com a perspectiva de vida visualizada. 

Anúncios

Como utilizá-los? 

O uso dos arquétipos pode ocorrer, por exemplo, na decoração de sua casa – com quadros, fotos, estátuas -, no papel de parede da tela de bloqueio de seu celular, ou até mesmo ouvindo áudios que demonstram o som do seu arquétipo.

Porém, se você deseja ativá-los com maior rapidez e facilidade, é muito importante que você siga outros dois passos:

Estude o arquétipo escolhido. É fundamental conhecer o máximo dele, desde seu lado luz e seu lado sombra, até ler livros, ouvir músicas, ver filmes que demonstrem os símbolos de seu significado.

Utilize afirmações. Fale a escreva frases que evocam o poder de seu arquétipo. Lembre-se que é necessário sempre utilizar a intenção e a concentração. As afirmações devem ser realizadas 7 vezes, 3 vezes ao dia, por 21 dias. Em conjunto, observe suas atitudes e analise se há concordância com o que você afirma. Ações são tão importantes – senão mais – que palavras. 

Anúncios

Lado Luz vs Lado Sombra

Todos os arquétipos possuem seu lado luz e seu lado sombra. Isso nada mais é do que as características que cada um trás consigo, podendo ser positivas ou negativas. Dessa forma, pode-se captar para si tanto um lado, quanto outro. Geralmente ocorre de o lado sombra se manifestar somente quando há uma predisposição no sujeito de determinado traço. Por isso, analise sempre tudo o que se refere ao arquétipo em questão antes de utilizá-lo.

Dica para minimizar o lado sombra: Caso você deseje utilizar um arquétipo, porém teme que suas características negativas possam acentuar-se, una outro arquétipo que gere equilíbrio. Por exemplo: O arquétipo da Cleópatra é muito forte, representa força, magnetismo, sucesso, poder e inteligência. Mas por ter a  energia Yin muito acentuada, pode acabar por ressaltar traços de agressividade e rebeldia. Assim, pode-se unir ao uso o arquétipo de flores ou do golfinho, que representam a alegria, tranquilidade. 

Arquétipos mais utilizados

Algumas procuras por arquétipos específicos são comumente realizadas. Portanto, reunimos os principais mais utilizados, sua intenção e seu lado sombra – que seria o lado negativo.

ANIMAIS:

Águia – Representa visão, liderança e independência. Seu lado sombra pode causar traços de orgulho, distanciamento e excesso de confiança.

Cavalo – Representa coragem, humildade, ação. Seu lado sombra pode causar comunicação agressiva, excesso de liberdade e impaciência.

Coruja – Sabedoria, observação, tomada de decisões sábias. Seu lado sombra pode causar insônia, lentidão durante o dia, desenvolvimento melhor em hábitos noturnos.

Flamingo – Relacionamentos amorosos duradouros e com fidelidade. Seu lado sombra pode causar dependência emocional, vaidade excessiva e tendência à preguiça. 

Leão – Empoderamento, autoestima, aumento de libido, proteção. Seu lado sombra pode causar preguiça e materialismo.

OUTROS:

Chave – Representa conquista, oportunidades, abertura de novos caminhos, poder. Seu lado sombra pode trazer a revelação de segredos que pretendiam-se manter ocultos. 

Ouro – Representa a riqueza, abundância, a mais pura prosperidade. Seu lado sombra pode causar ganância, excesso de ambição e materialismo. 

Trigo – Representa abundância, dinheiro, alegria no relacionamento. Seu lado sombra pode causar ganância. 

Afrodite – Representa beleza extrema, poder, libido, sensualidade e amor próprio. Seu lado sombra pode causar vaidade excessiva, infidelidade, vingança, descumprimento de regras. 

Cleópatra – Representa o magnetismo, a sedução, aumento da libido, a inteligência. Pode ser usada para suprimir efeitos de fofocas. Seu lado sombra pode causar agressividade, rebeldia, competição, além de poder atrair relações com intenções meramente por atração física. 

Jéssica Eduarda

Com um olhar perspicaz para identificar as histórias mais relevantes e interessantes, Jéssica está sempre um passo à frente, oferecendo aos seus leitores uma visão clara e concisa dos acontecimentos atuais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *