Beach Tennis: o esporte do verão

Para quem ama o calor, o verão pede um pé na areia, né? E que tal unir o esporte às suas férias e aproveitá-las ainda mais? Conheça o Beach Tennis: o esporte do verão.

O Beach Tennis é um esporte que surgiu na Itália na década de 1990, a partir do tênis de praia. Embora ainda não seja tão popular quanto outros esportes de praia, como o vôlei de praia, o Beach Tennis está ganhando cada vez mais adeptos em todo o mundo.

O Beach Tennis é jogado com uma raquete projetada especialmente para a areia e uma bola feita de espuma, que é muito mais leve do que uma bola de tênis normal. O objetivo do jogo é vencer o adversário, fazendo com que a bola não caia na sua metade do campo. Além disso, jogo acontece na praia e as regras são semelhantes às do tênis de praia, com algumas pequenas modificações para se adequar à areia.

Principais regras do jogo:

As regras do Beach Tennis são semelhantes às do tênis, mas com algumas diferenças importantes para se adequar ao ambiente de praia e ao formato de duplas. Aqui estão as principais regras do jogo:

  • Campo: O campo é uma área retangular na areia, medindo entre 16 metros de comprimento e 8 metros de largura. Em casos de partidas simples, a largura reduz para 4,5 metros. Ainda, uma rede baixa divide a área em duas partes.
  • Bola: A bola utilizada é semelhante à bola de tênis, porém sua pressurização é menor, além de ser feita de material mais macio para suportar o impacto da areia.
  • Troca de lados: Realiza-se a troca de lado em todo game ímpar, ou seja, no primeiro, no terceiro, no quinto e assim sucessivamente.
  • Regras de toque na rede: É permitido tocar a rede durante a jogada, mas a bola não pode ficar presa na rede ou nas cordas.
  • Regras de toque na bola: É permitido tocar a bola duas vezes antes de mandá-la para o outro lado da quadra.
  • Regras de invasão: Proibição de invasão do espaço do adversário durante a jogada.
  • Regras de chamada de bola: É importante que os jogadores chamem a bola antes de bater, para evitar choques com o adversário.

Estas são as principais regras do Beach Tennis, mas existem variações regionais e torneios específicos que podem ter regras diferentes. É importante sempre seguir as regras do torneio ou do evento específico em que se está participando.

Raquetes de Beach Tennis

As raquetes são projetadas para melhor adaptação ao ambiente de praia. Seu material pode ser de fibra de vidro, grafite, carbono ou kevlar.  As medidas máximas das raquetes devem ser de 50 cm de comprimento (incluindo cabo) e no máximo 26 cm de largura. Além disso, a variação da espessura geralmente é entre 20mm e 24mm, e sua superfície lisa ou rugosa, pode ser mais ou menos perfurada.

As perfurações encontradas na cabeça da raquete, fazem referência à intenção de reduzir a resistência do ar e contribuir para tornar a rebatida mais fácil. Portanto, quando há mais furos, há também menor resistência do ar, o que acaba por exigir maior força do jogador, além de reduzir sua potência. Permite-se perfurações de até 13mm nas raquetes.

Contagem de pontos:

É importante destacar que o placar ocorre por meio de pontos e games. O game corresponde ao set, assim, resume-se a divisão da partida. A contagem de pontos é configurada da seguinte forma: 

  • 1º ponto: pontuação vai de 0 para 15;
  • 2º ponto: pontuação vai de 15 para 30;
  • 3º ponto: pontuação vai de 30 para 40;
  • 4º ponto: vence um game.

Por que jogar Beach Tennis?

O Beach Tennis é uma atividade divertida, saudável e acessível para todas as idades e níveis de habilidade. Além disso, o ambiente de praia oferece uma atmosfera relaxante e descontraída, o que o torna ideal para jogar com amigos ou para passar o tempo com a família. Aliás, aí está outro ponto que este esporte evidencia: a socialização. Por ser um esporte de dupla, há possibilidade de jogar com amigos e família para reforçar laços e se divertirem, ou com jogadores aleatórios para criar novos laços. 

O esporte também é uma ótima opção para quem busca manter a forma, pois a combinação de corrida, pulos e movimentos rápidos ajuda a manter a condição física. Além disso, a areia da praia oferece um treino de resistência, pois os músculos precisam trabalhar mais para se equilibrar e realizar os movimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.