Notícias

CALENDÁRIO 2023 com 7 feriados prolongados para aproveitar!

Para aqueles que estão programando suas merecidas férias ao longo deste novo ano ou até mesmo algumas folgas para descansar e aproveitar o tempo em família, temos excelentes notícias: trazemos para você o Calendário 2023 com 7 feriados prolongados para aproveitar.

Anúncios

No total, somam-se 9 feriados nacionais no calendário oficial de 2023. No entanto, é importante ressaltar que essa contagem se refere apenas aos feriados nacionais estabelecidos de forma oficial. Se considerarmos também os pontos facultativos, ou seja, aqueles dias em que é possível haver folga, essa quantidade aumenta para 15. É válido lembrar que os pontos facultativos não possuem caráter oficial de feriado, sendo determinados de acordo com as políticas de cada órgão público ou empresa.

A tabela abaixo relaciona, de forma organizada e completa, os feriados do calendário 2023, incluindo os dias da semana em que ocorrerão, bem como suas respectivas datas. Dessa maneira, ao consultar essa tabela, você poderá se planejar com antecedência e aproveitar ao máximo essas pausas no ano para descansar, viajar ou desfrutar de momentos especiais ao lado da sua família.

CALENDÁRIO 2023 com 7 feriados prolongados para aproveitar!

Calendário 2023 – Tabela Feriados Nacionais

1º de janeiroDomingoAno Novo 2023 – Confraternização Universal (feriado nacional)
07 de abrilSexta-feiraSexta-feira Santa 2023 – Paixão de Cristo (feriado nacional)
21 de abrilSexta-feiraTiradentes (feriado nacional)
1º de maioSegunda-feiraDia do Trabalho (feriado nacional)
7 de setembroQuinta-feiraIndependência do Brasil (feriado nacional)
12 de outubroQuinta-feiraNossa Sr.a Aparecida (feriado nacional)
2 de novembroQuinta-feiraFinados (feriado nacional)
15 de novembroQuarta-feiraProclamação da República (feriado nacional)
25 de dezembroSegunda-feiraNatal (feriado nacional)

Calendário 2023: Tabela feriados facultativos

20 de fevereiroSegunda-feiraCarnaval 2023 (ponto facultativo)
21 de fevereiroTerça-feiraCarnaval 2023 (ponto facultativo)
22 de fevereiroQuarta-feiraQuarta-feira de Cinzas (ponto facultativo até as 14h)
09 de abrilDomingoPáscoa 2023 (data comemorativa da Semana Santa)
08 de junhoQuinta-feiraCorpus Christi 2023 (ponto facultativo)
24 de dezembroDomingoVéspera de Natal (ponto facultativo após 14h)
31 de dezembroDomingoVéspera do Ano Novo 2023 (ponto facultativo após 14h)

1º de Janeiro – Ano Novo 2023 – Confraternização Universal

O primeiro feriado de 2023 decidiu marcar presença no domingo mas a notícia não agradou muito quem esperava que pudesse utilizá-lo para marcar uma viagem mais longa.

Anúncios

O feriado de ano novo está ligado a uma comemoração fundamentada no calendário gregoriano e assim marca o início de um novo calendário anual.

É por isso que, geralmente, atribui-se a esta data valores como a renovação, a mudança, a esperança. Além disso, é uma data que traz as mais variadas crenças: usar determinada cor de roupa, servir certo tipo de comida na ceia, pular ondas no mar, guardar folhas de louro na carteira, com a intenção de atrair prosperidade e outros.

07 de abril – Sexta Feira Santa 2023 – Paixão de Cristo

Esta data é utilizada para relembrar o dia da crucificação e da morte de Jesus Cristo e assim carrega o nome de Sexta Feira da Paixão pois, em latim, a palavra paixão significa sofrimento.

O feriado é amparado, inclusive, pela Lei n.º 9.093, de 12 de setembro de 1995, tornando-o um feriado federal. 

Anúncios

  A data é uma comemoração móvel. Por isso, atualmente, define-se a data baseando-se na primeira lua cheia após o equinócio da primavera (no Hemisfério Norte) e do outono (no Hemisfério Sul). Assim, a Sexta-feira Santa pode ocorrer entre os dias 22 de março e 25 de abril.

21 de abril – Tiradentes

O dia 21 de abril faz homenagem ao herói nacional e dentista Joaquim da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes. Tiradentes foi dentista, comerciante, minerador, militar e ativista político brasileiro. E então, ele lutou pela independência mineira com o objetivo de livrar o Estado do domínio português no território. A data de 21 de abril tem a sua importância pois foi a data em que Tiradentes foi morto. 

1º de maio – Dia do Trabalhador

O Dia do Trabalhador, celebrado em 1º de maio, é, atualmente, uma data internacionalmente reconhecida como uma homenagem aos trabalhadores de todos os setores e profissões. Dessa forma, é um momento para reconhecer e valorizar o esforço e a dedicação daqueles que contribuem diariamente para o desenvolvimento e progresso da sociedade.

Além de ser uma ocasião de celebração, o Dia do Trabalhador também suscita importantes reflexões sobre questões relacionadas à legislação trabalhista, normas e direitos dos trabalhadores. É um momento oportuno para discutir a importância da proteção e garantia de condições dignas de trabalho, bem como a busca por melhorias nas relações laborais.

7 de setembro – Independência do Brasil

Marca a data da Independência do Brasil, pois dia 07 de setembro celebra-se o grito de independência proclamado por Dom Pedro “Independência ou morte”, às margens do Rio Ipiranga. 

Além disso, este também é um feriado amparado por lei, a Lei  nº 662, de 6 de abril de 1949, e nº 10.607, de 19 de dezembro de 2002. e suas comemorações comumente são feitas com desfiles por escolas e as forças militares.  

12 de outubro – Nossa Senhora Aparecida 

O dia 12 de outubro é uma data especial reservada para homenagear Nossa Senhora Aparecida, considerada a padroeira do Brasil. Essa devoção tem uma forte ligação com a identidade religiosa e cultural do país, sendo portanto um momento de grande devoção e fé para milhões de brasileiros.

A devoção a Nossa Senhora Aparecida remonta ao século XVIII, quando pescadores encontraram a imagem da santa nas águas do Rio Paraíba do Sul, em São Paulo. Desde então, a imagem da Virgem Maria ganhou um significado especial para o povo brasileiro, sendo reconhecida como símbolo de proteção, esperança e intercessão divina.

Além disso, o dia 12 de outubro também é celebrado como o Dia das Crianças no Brasil.

2 de novembro – Dia de Finados

O dia de finados marca um ritual muito importante de homenagem aos entes que já partiram, isso porque costuma ser marcado por visitas aos cemitérios, decoração de túmulos com flores, celebrações religiosas e uso de vestimentas pretas considerando o luto. 

A data foi escolhida no século 13 por vir logo após do Dia de Todos os Santos (1º de novembro), porém, os cristãos já tinham o costume de reservar momentos para prestar lembranças aos falecidos desde o Século 2. 

15 de novembro – Proclamação da República 

Esta data marca o ato de Marechal Deodoro da Fonseca de romper com a monarquia e estabelecer um governo republicano, tornando-se assim o primeiro presidente federativo do país em 1889. 

25 de dezembro – Natal

O feriado de Natal faz reverência ao nascimento de Jesus Cristo, sendo portanto uma das datas mais significativas e amplamente celebradas em praticamente todos os países ao redor do mundo. Independentemente da religião, essa data especial é marcada por uma atmosfera de amor, paz e solidariedade, onde as pessoas se unem para comemorar em harmonia.

Portanto, nesse dia tão especial, as famílias se reúnem para celebrar o Natal com alegria e gratidão. É comum realizar uma ceia festiva, onde pratos tradicionais são preparados com carinho e compartilhados entre os entes queridos. Além disso, a decoração natalina toma conta das casas, ruas e estabelecimentos, com luzes coloridas, árvore

Jéssica Eduarda

Com um olhar perspicaz para identificar as histórias mais relevantes e interessantes, Jéssica está sempre um passo à frente, oferecendo aos seus leitores uma visão clara e concisa dos acontecimentos atuais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *