CALENDÁRIO 2023 com 7 feriados prolongados para aproveitar!

Para quem está programando férias no decorrer desse novo ano ou até mesmo umas folgas para descansar e curtir a família em casa, pode comemorar, pois trazemos para você o Calendário 2023 com 7 feriados prolongados para aproveitar.

Totalizam-se 9 feriados nacionais no calendário 2023, mas referindo-se apenas a feriados nacionais, assim, se contabilizarmos os pontos facultativos, essa contagem acaba aumentando para 15. Porém, é válido ressaltar que estes, por sua vez, não são caracterizados como feriados oficiais. Dessa forma, a facultação fica a critério do órgão ou da empresa responsável.

A tabela abaixo relaciona os feriados do calendário 2023, dias da semana e suas datas.

Imagem Google

Calendário 2023 – Tabela Feriados Nacionais

1º de janeiroDomingoAno Novo 2023 – Confraternização Universal (feriado nacional)
07 de abrilSexta-feiraSexta-feira Santa 2023 – Paixão de Cristo (feriado nacional)
21 de abrilSexta-feiraTiradentes (feriado nacional)
1º de maioSegunda-feiraDia do Trabalho (feriado nacional)
7 de setembroQuinta-feiraIndependência do Brasil (feriado nacional)
12 de outubroQuinta-feiraNossa Sr.a Aparecida (feriado nacional)
2 de novembroQuinta-feiraFinados (feriado nacional)
15 de novembroQuarta-feiraProclamação da República (feriado nacional)
25 de dezembroSegunda-feiraNatal (feriado nacional)

Calendário 2023: Tabela feriados facultativos

20 de fevereiroSegunda-feiraCarnaval 2023 (ponto facultativo)
21 de fevereiroTerça-feiraCarnaval 2023 (ponto facultativo)
22 de fevereiroQuarta-feiraQuarta-feira de Cinzas (ponto facultativo até as 14h)
09 de abrilDomingoPáscoa 2023 (data comemorativa da Semana Santa)
08 de junhoQuinta-feiraCorpus Christi 2023 (ponto facultativo)
24 de dezembroDomingoVéspera de Natal (ponto facultativo após 14h)
31 de dezembroDomingoVéspera do Ano Novo 2023 (ponto facultativo após 14h)



1º de Janeiro – Ano Novo 2023 – Confraternização Universal

O primeiro feriado de 2023 decidiu marcar presença no domingo mas a notícia não agradou muito quem esperava que pudesse utilizá-lo para marcar uma viagem mais longa.

O feriado de ano novo está ligado a uma comemoração fundamentada no calendário gregoriano e marca o início de um novo calendário anual.

Geralmente, atribui-se a esta data valores como a renovação, a mudança, a esperança. Além disso, é uma data que traz as mais variadas crenças: usar determinada cor de roupa, servir certo tipo de comida na ceia, pular ondas no mar, guardar folhas de louro na carteira, com a intenção de atrair prosperidade e outros.

07 de abril – Sexta Feira Santa 2023 – Paixão de Cristo

Esta data é utilizada para relembrar o dia da crucificação e da morte de Jesus Cristo. Carrega o nome de Sexta Feira da Paixão pois, em latim, a palavra paixão significa sofrimento.

O feriado é amparado, inclusive, pela Lei n.º 9.093, de 12 de setembro de 1995, tornando-o um feriado federal. 

  A data é uma comemoração móvel. Atualmente, define-se a data baseando-se na primeira lua cheia após o equinócio da primavera (no Hemisfério Norte) e do outono (no Hemisfério Sul). Assim, a Sexta-feira Santa pode ocorrer entre os dias 22 de março e 25 de abril.

21 de abril – Tiradentes

O dia 21 de abril faz homenagem ao herói nacional e dentista Joaquim da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes. Tiradentes foi dentista, comerciante, minerador, militar e ativista político brasileiro. Lutou pela independência mineira com o objetivo de livrar o Estado do domínio português no território. A data de 21 de abril tem a sua importância pois foi a data em que Tiradentes foi morto. 

1º de maio – Dia do Trabalhador

Internacionalmente, este dia é uma homenagem aos trabalhadores. Bom como, remonta também um momento de reflexões para questões a respeito da legislação trabalhista, normas e direitos de trabalho. 

7 de setembro – Independência do Brasil

Marcando a data da Independência do Brasil, dia 07 de setembro celebra-se o grito de independência proclamado por Dom Pedro “Independência ou morte”, às margens do Rio Ipiranga. 

Este também é um feriado amparado por lei, a Lei  nº 662, de 6 de abril de 1949, e nº 10.607, de 19 de dezembro de 2002. 

As comemorações comumente são feitas com desfiles por escolas e as forças militares.  

12 de outubro – Nossa Senhora Aparecida 

Data reservada para homenagear Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil. Foi instituído oficialmente a partir da Lei nº 6.802, de 30 de junho de 1980.

Neste dia também é comemorado o dia das crianças. 

2 de novembro – Dia de Finados

O dia de finados marca um ritual muito importante de homenagem aos entes que já partiram, marcado por visitas aos cemitérios, decoração de túmulos com flores, celebrações religiosas e uso de vestimentas pretas considerando o luto. 

A data foi escolhida no século 13 por vir logo após do Dia de Todos os Santos (1º de novembro), porém, os cristãos já tinham o costume de reservar momentos para prestar lembranças aos falecidos desde o Século 2. 

15 de novembro – Proclamação da República 

Esta data marca o ato de Marechal Deodoro da Fonseca de romper com a monarquia e estabelecer um governo republicano, tornando-se assim o primeiro presidente federativo do país em 1889. 

25 de dezembro – Natal

O feriado de Natal faz reverência ao nascimento de Jesus Cristo. Atualmente, é uma data celebrada em praticamente todos os países do mundo. Independentemente da religião, este dia é marcado por celebrações com ceias, luzes, decorações e união familiar. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.