Notícias

Ciproeptadina: Antialérgico Utilizado para Aumento dos Glúteos

Ultimamente, temos visto um aumento no uso de medicamentos para tratar doenças específicas sendo utilizados para fins estéticos. Um exemplo disso é o medicamento Ozempic, que teve seu desenvolvimento originalmente para tratar a Diabetes tipo 2, mas está sendo usado por algumas mulheres para emagrecer. Porém, infelizmente, a tendência de usar medicamentos para fins estéticos não para por aí. Recentemente, houve relatos de mulheres utilizando antialérgicos para aumentar o tamanho dos glúteos. Essa prática é ainda mais perigosa e pode levar a graves problemas de saúde, como reações alérgicas e inflamação. Por isso, confira: Ciproeptadina: Antialérgico Utilizado para Aumento dos Glúteos.

Anúncios

Nas redes sociais, principalmente no Instagram e em Trends do TikTok, há diversos relatos, principalmente de mulheres, contando e mostrando suas experiências como o uso de antialérgicos para ganho de massa corporal e consequentemente aumento dos glúteos. É possível encontrar diversos conteúdos desse tipo no Brasil, porém, foi na França que essa moda começou. 

De acordo com a Sociedade Francesa de Farmacologia e Terapêutica (SEPT), o uso indiscriminado do presente ativo para induzir o aumento de peso com fins estéticos deveria ser reavaliado, e até retirado de circulação. O medicamento é antigo e pode ser substituído por outros mais eficazes, porém, ainda é usado como estimulador de apetite em alguns países, como no Brasil.

mulher medindo seus gluteos com fita métrica após fazer uso de Ciproeptadina.

Como o medicamento funciona? 

O antialérgico do qual estamos discutindo, apresenta a ciproeptadina como ativo principal. Portanto, é medicamento que age como um anti-histamínico e antagonista da serotonina. E seu uso é comum para tratar alergias e sintomas de enxaqueca. A histamina é uma substância produzida pelo sistema imunológico em resposta a uma lesão ou infecção, e sua liberação pode causar sintomas como coceira, espirros e coriza. A ciproeptadina age bloqueando a ação da histamina no corpo, o que pode reduzir a inflamação e aliviar esses sintomas.

Anúncios

Embora a ciproeptadina seja um medicamento eficaz para tratar alergias e enxaquecas, ela tem sido utilizada por algumas mulheres como uma forma de aumentar o tamanho dos glúteos. Isso ocorre porque ela tem um efeito colateral de estimular o apetite e aumentar a produção de hormônios anabólicos, como a testosterona e o hormônio do crescimento. A testosterona é um hormônio esteroide que promove o crescimento muscular e ósseo, enquanto o hormônio do crescimento estimula o crescimento e a regeneração celular em todo o corpo.

Além disso, considera-se o uso da ciproeptadina para aumentar o tamanho dos glúteos como um uso “off-label”. Ou seja, isso significa que ele é utilizado para uma finalidade diferente daquela para a qual foi aprovado. Isso pode representar riscos adicionais à saúde, já que não há estudos que comprovem a segurança e eficácia desse uso específico da ciproeptadina.

Efeitos Colaterais

O uso indiscriminado da ciproeptadina pode trazer uma série de efeitos colaterais e riscos à saúde. Alguns dos principais efeitos do uso prolongado ou abusivo da ciproeptadina incluem:

1.Ganho de peso excessivo: A ciproeptadina pode estimular o apetite e levar a um ganho de peso excessivo. Resultando assim em problemas de saúde como obesidade, diabetes, hipertensão e doenças cardíacas.

Anúncios

2. Alterações hormonais: A ciproeptadina pode aumentar a produção de hormônios anabólicos, como a testosterona e o hormônio do crescimento. Isso pode levar a alterações hormonais no corpo, o que pode trazer riscos à saúde, especialmente em mulheres.

3. Sonolência e sedação: A ciproeptadina pode causar sonolência, tontura e sedação, o que pode prejudicar a capacidade de realizar atividades que exigem atenção e coordenação, como dirigir.

4. Problemas gastrointestinais: A ciproeptadina pode causar náuseas, vômitos, diarreia e dor abdominal em algumas pessoas.

5. Dependência e abuso: O uso prolongado da ciproeptadina pode levar à dependência e ao abuso, resultando em problemas de saúde mental e física.

Por essas razões, é importante que as pessoas não utilizem a ciproeptadina ou qualquer outro medicamento para fins estéticos sem a orientação de um médico. É importante também buscar opções seguras e saudáveis para atingir os objetivos estéticos desejados, como a prática regular de exercícios físicos e uma alimentação equilibrada.

Opte por Práticas mais Saudáveis

Existem diversas maneiras saudáveis e seguras de aumentar o tamanho dos glúteos, sem a necessidade de recorrer a medicamentos como a ciproeptadina. A realização de exercícios focados na musculatura dos glúteos, como agachamentos, afundos, elevações de quadril e pontes, pode ajudar a tonificar e aumentar a região. Consumir uma dieta rica em proteínas, carboidratos complexos e gorduras saudáveis também pode contribuir para o ganho de massa muscular e peso corporal, o que pode aumentar o tamanho dos glúteos.

Tomar suplementos de proteína, creatina e outros nutrientes essenciais pode ajudar a aumentar a massa muscular e, consequentemente, o tamanho dos glúteos. Além disso, procedimentos estéticos não invasivos, como a radiofrequência, a criolipólise e a estimulação elétrica neuromuscular, estimulam a produção de colágeno e a tonificação muscular, sem a necessidade de cirurgia.

Caso haja um desejo mais radical de aumento dos glúteos, a cirurgia plástica é uma opção viável e segura. Porém, é importante lembrar que ela envolve riscos e e sua realização deve ser apenas por profissionais capacitados e experientes.

Portanto, é possível alcançar o aumento desejado nos glúteos de forma saudável e segura, sem a necessidade de recorrer a medicamentos como a ciproeptadina, que apresenta riscos para a saúde. O acompanhamento profissional de um educador físico e um nutricionista é fundamental para atingir os objetivos de forma adequada e eficaz.

Jéssica Eduarda

Com um olhar perspicaz para identificar as histórias mais relevantes e interessantes, Jéssica está sempre um passo à frente, oferecendo aos seus leitores uma visão clara e concisa dos acontecimentos atuais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *