CARROS POR ASSINATURA: como funciona e suas vantagens.

Com os avanços tecnológicos cada vez mais presentes na nossa vida cotidiana, alguns mercados acabam por destacar-se com suas grandes inovações e ofertas que tornam a vida do consumidor mais prática e acessível. Isso é um exemplo do que vem acontecendo também no mercado automobilístico. Confira a proposta de CARROS POR ASSINATURA: como funciona e suas vantagens.

Para quem pensa que esta é uma realidade distante e ou de difícil aceitação deverá repensar seu posicionamento, pois este setor mostrou resultados de grande ascensão em 2022. Segundo dados da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), empresas de locação tiveram um crescimento de 20,8% entre janeiro e outubro de 2022 com assinatura de automóveis. Em números, essa representação demonstra um quantitativo de 91 mil automóveis em circulação em janeiro, para 110 mil até o final de outubro do mesmo ano.

Segundo Marco Aurélio Nazaré, atual presidente da ABLA, sobre esta nova modalidade: “Se trata de um nicho relativamente novo no aluguel de carros, mas que, inegavelmente, tem chamado a atenção de quem valoriza mais o uso que a posse”. Sua estimativa é de que, no médio prazo, a participação dessa categoria dobre. 

Sujeito assinando contrato de papel de carro por assinatura. Chave do veículo em cima da mesa.

Como funciona o carro por assinatura?

Quando você decide assinar um carro, você está adquirindo um veículo por um período estipulado em contrato, geralmente variando entre 24 a 48 meses. Além disso, o consumidor acaba ficando livre de algumas despesas como impostos e taxas (IPVA, Licenciamento, etc.), seguro do automóvel e manutenção preventiva do mesmo. 

Ainda, questões como preocupação com financiamento ou a desvalorização do veículo não precisam existir. Isto pois, após o término do contrato, se o consumidor ainda optar por dar continuidade à assinatura, ele poderá trocar o automóvel por um 0km.

A maioria dos planos apresenta limite de quilometragem. Portanto, se você roda bastante com carro, talvez precisará avaliar melhor esta questão. Assim poderá encontrar o melhor plano para você ou repensar sobre a viabilidade da modalidade em questão para você. 

Carros por assinatura e aluguel de carros são a mesma coisa?

Embora a lógica seja muito semelhante, há algumas diferenças entre estas duas modalidades. 

Na assinatura, o carro adquirido sempre será 0km, ou seja, independente de quantos contratos fizer, poderá sempre ter um carro novinho para utilizar. Além disso, outra característica distinta entre as duas é a questão do prazo do contrato. Enquanto o carro por assinatura tende a ser de períodos mais longos – geralmente a partir de 24 meses -, o aluguel de carros apresenta maior flexibilidade, onde você pode locar um veículo por apenas um dia, por exemplo.

Como escolher o melhor plano e carro pra mim?

Assim como na compra de um veículo, quando você decide adquirir um carro por assinatura, você precisa analisar determinados pontos para que sua escolha esteja de acordo com cada uma de suas necessidades.

 Nesta análise, é preciso que você pense nas necessidades que precisam ser atendidas com esta aquisição, em ordem de prioridade. Alguns exemplos desta observação podem vir a ser: 

  • Demanda da utilização: para qual fim você irá utilizar o veículo? Se será para fins de rotina, viagens, se você trabalha com algo que demanda bastante circulação com o carro, etc. Assim, você poderá estabelecer melhor qual plano oferecerá a melhor quilometragem limite para você. 
  • Quantidade de pessoas a serem transportadas: Se o carro servirá de locomoção para uma família de mais de 4 pessoas, por exemplo, a questão do espaço interno do carro acaba se tornando uma questão muito importante. Dessa forma, conseguirá analisar qual é a opção mais confortável para lhe atender. 
  • Capacidade do bagageiro: Escolha o tamanho adequado. Dependendo do seu tipo de atividade profissional ou de sua rotina de viagens, por exemplo, é inteligente colocar a questão do tamanho/capacidade do porta malas nas suas análises. Assim, a questão de espaço interno estará mais uma vez cada vez mais próxima de cumprir com o que você busca. 
  • Economia ou potência: Sendo um dos pontos que mais merecem atenção, temos a questão da viabilidade de um veículo mais econômico ou outro mais potente. Por isso é  interessante que você revise os trajetos a serem percorridos e a utilidade diária do veículo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.